O Senado homenageou nesta segunda-feira (4), em sessão especial, a Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), pelos seus 50 anos de existência. A entidade foi fundada no dia 7 de setembro de 1967, e teve sua atuação nos campos dos direitos, da educação e do esporte e lazer destacadas por senadores e diretores da associação.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi quem abriu a sessão, e elogiou a Assefe entre outras razões por seu compromisso com a educação, materializado na abertura de um centro de educação infantil que hoje atende a mais de 200 crianças entre 4 meses a 5 anos de idade.
O senador Hélio José (PMDB-DF), autor do requerimento de homenagem, lembrou que a Assefe também atuou na efetivação de direitos aos servidores, especialmente no período anterior à Constituição de 1988, quando o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis) ainda não havia sido fundado. Entre outras políticas efetivadas naquela época, citou o auxílio-alimentação.
Para o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a Assefe cumpre hoje um papel imprescindível, por meio de sua infraestrutura e atuação, na socialização dos servidores e da comunidade através da promoção de eventos e atividades de lazer e esportes.
– Isso não é pouca coisa, estes são complementos muito importantes para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Portanto, colaboram para que os servidores continuem prestando um bom trabalho – afirmou.
Diretores da entidade também falaram durante a sessão, destacando a atuação da Assefe nas áreas dos direitos dos servidores, educação e esportes.
Durante a sessão, o senador Helio José conclamou a Assefe e o Sindicato dos Clubes de Lazer e Esportes do Distrito Federal (Sinlazer) a trabalharem em conjunto com sua assessoria na efetivação de políticas públicas voltadas para a energia solar e o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, tanto no DF quanto na elaboração de propostas para o país.
– Sou um senador que apoia o associativismo e o servidor público, e quero estabelecer com vocês uma parceria voltada para a modernidade na questão da energia solar e no aproveitamento de resíduos – disse o senador, lembrando que os clubes geram grane quantidade de resíduos sólidos orgânicos.
Em entrevistas concedidas para a Agência Senado após a sessão, tanto o presidente do Sinlazer, Claudionor Santos quanto o da Assefe, Petrus Elesbão, confirmaram que irão se reunir com Hélio José para tratar destes assuntos.
Elesbão afirmou inclusive que a Assefe já conta com um projeto voltado para a otimização no uso da energia, cuja implantação deve iniciar-se em breve, e Claudionor Santos disse que o Sinlazer também tem “interesse total” na generalização das práticas ambientais por todos os demais clubes do Distrito Federal.
Fonte: Agência Senado