Na tarde de ontem (12), o Presidente da República Michel Temer sancionou a lei que ratifica a Medida Provisória 846/2018, que retorna aos Clubes os recursos das loterias esportivas destinados à formação de atletas olímpicos e paralímpicos.
Entenda o caso:
Assinada pelo presidente Michel Temer em junho, a MP 841 iria redistribuir as verbas das loterias, tirando do esporte, apenas em 2019, o valor de R$ 514 milhões. Se essa medida fosse levada adiante, além dos cancelamentos de competições promovidos pelo CBC em conjunto com Confederações de diversas modalidades em todo o país, haveria o encerramento de atividades esportivas em diversos clubes e centenas de técnicos, auxiliares, preparadores físicos e fisioterapeutas poderiam ficar desempregados, já que contavam com o apoio dos recursos financeiros do CBC. Com tudo isso, a preparação para as Olimpíadas de 2020 estaria gravemente comprometida.
Diante desta situação, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), e o Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de lazer e Esportes do Distrito Federal (SINLAZER), realizaram uma grande campanha para que essa medida fosse revertida, o que foi fundamental para a conquista da MP 846/2018, a qual retorna os recursos ao esporte. Esse ato é um avanço em muitos sentidos, pois reconhece as principais ações de nossas entidades como responsáveis pela formação de atletas da parte do CBC e da capacitação, formação e treinamento de gestores pela FENACLUBES.
O SINLAZER agradece imensamente os nossos clubes filiados, o CBC, a FENACLUBES e todos os demais que abraçaram a causa e contribuíram para esta grandiosa vitória.