Na manhã desta quarta-feira (7/7), ocorreu uma solenidade no Palácio do Buriti para a assinatura e sanção da Lei nº 1614/2020, pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O evento contou com a presença de diversos representantes do setor clubístico, incluindo o Presidente do Sinlazer, Francisco Julho, como convidado de honra.
Com a vigência da nova legislação, os processos de regularização fundiária em terrenos do GDF e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) terão andamento e em breve uma conclusão satisfatória, dando fim a este problema que se arrasta há décadas. O texto da lei foi elaborado com a colaboração da Comissão de Regularização Fundiária do Sinlazer, e foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) por unanimidade.
“O projeto de lei que hoje será sancionado é sem dúvidas uma das maiores notícias legislativas de toda longa e bela história dos clubes sociais e esportivos do Distrito Federal (…), as tentativas das gestões anteriores por meio das leis do ano de 2012 e 2018 não tiveram aplicabilidade, e a partir de um amplo debate com os representantes do setor, liderados pelo incansável guerreiro Francisco Julho, constatamos que faltou nas tentativas anteriores um ingrediente essencial para o sucesso de uma lei: ouvir aqueles que serão regidos pela lei”, disse Leonardo Mundim em seu pronunciamento, Diretor da Terracap.
Em seu discurso de agradecimento, o Presidente Francisco Julho destacou a importante atuação do Diretor Leonardo Mundim, do Secretário de Estado de Relações Institucionais, Vitor Paulo, e do Secretário da SEDUH, Mateus Oliveira. Agradeceu o Governador Ibaneis Rocha pelo cumprimento da promessa de campanha, com o sancionamento da lei em questão, e também aproveitou o momento para reivindicar solução em duas questões relevantes para os clubes, a PPCUB e a LUOS.