Neste ano, a ITLA (International Toy Library Association), atuante nas causas sobre a importância do brincar, nos presenteou com um tema necessário e indispensável, o Brincar Sustentável.
De acordo com essa temática, propõe-se um enfoque em educação ambiental dirigido a todos os cidadãos do mundo.
Nossas crianças precisam, desde cedo, perceber o bom aproveitamento dos materiais, que contribui sustentavelmente e coletivamente com nosso planeta.
Brincadeiras e brinquedos sustentáveis são objetos que se transformam em outro produto para o desenvolvimento do brincar, criando brinquedos estruturados, que podem ser utilizados em seu ambiente de lazer, brinquedotecas, espaços lúdicos, escolas e outros.
Não é apenas reciclagem e sim ARTE!
É a experiência da ressignificação. Não era a finalidade, mas se tornou a consequência.
São inúmeras ideias! Você já pensou em transformar flutuadores de piscina sem uso em uma brincadeira, jogo estratégico?
O brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades.
O Dia Mundial do Brincar foi instituído em 28 de maio de 1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da ITLA, em Tóquio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos.
Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.
Desde então, o Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas ao organismo, como é o caso da Associação Brasileira de Brinquedotecas, e muitas outras organizações com foco na infância.
O objetivo dessa festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas livres e plena participação na vida cultural e artística.
Mais do que nunca, desejamos a todos que o brincar permaneça e se perpetue com novas descobertas, muita alegria, crie laços de mudança e nova postura existencial!
O tema convida a nos relacionarmos com a natureza, adultos e crianças, afinal “Brincar é necessário” e “Contemplar é preciso”!
Fonte: Sindiclubes SP