No último dia 05 de fevereiro, o CBC e o Ministério do Esporte assinaram acordo de cooperação com foco na melhor utilização das instalações do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro/RJ. Além do CBC, também assinaram acordos o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e o Comitê Olímpico do Brasil – COB.
“Confederações e comitês são parceiros importantes para o desenvolvimento do esporte. O Comitê Brasileiro de Clubes foi um dos primeiros a chegar junto e entender que dessa maneira o esporte brasileiro volta a ser o que era. Era disso que estávamos precisando, de um ministro que entendesse a importância desses legados para o Brasil. Foi um gol de placa neste momento”, afirmou Paulo Maciel, Vice Presidente do CBC, ao falar a respeito da assinatura.
Ambos os documentos têm como objetivo elaborar um estudo com vistas à adequação e melhor utilização das instalações esportivas do local, a fim de estimular o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do esporte educacional no Parque Olímpico, integrando-o à Rede Nacional de Treinamento. A rede – da qual as instalações olímpicas do parque já fazem parte – promove o desenvolvimento local e regional de talentos e novos atletas, em coordenação com o COB e CPB, além de centros regionais e locais. Já o CBC tem como objetivo social o incentivo, a promoção, o planejamento e o aprimoramento das atividades de formação de atletas olímpicos e paralímpicos dentro do Sistema Nacional do Desporto.
“Esse acordo com o Comitê Olímpico, Comitê Paralímpico e Comitê Brasileiro de Clubes é fundamental para a construção de um futuro calendário do Parque Olímpico. São essas entidades as responsáveis pela preparação das equipes brasileiras para os ciclos olímpicos e pela formação de atletas junto com as confederações esportivas”, comentou Picciani.
Entre as próximas atividades e competições a ocorrer dentro Parque, está o Campeonato Estadual de Ciclismo de Pista do Rio de Janeiro, em maio. “Possivelmente teremos futsal, vôlei de quadra, na arena do tênis, e outros esportes de areia, como beach soccer, beach tennis, beach rugby, além do vôlei de praia. No segundo semestre o calendário do tênis também será realizado aqui. Teremos muitos eventos durante este ano aqui no Parque Olímpico”, adiantou o Ministro.